Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Este blogue é um blogue de combate.
Entre eles o combate pelo jornalismo. Basta olhar aí para o lado: para o tamanho "enorme" (agora diz-se assim) da etiqueta jornalismo.
Tempos Modernos nasceu muito da urgência de tornar o jornalismo um lugar decente.
De o tornar qualquer coisa asseada, limpa, livre, pluralista, sem medos. Pelo menos para mim, que em dez anos de profissão nunca vi que o fosse.
Saúda-se pois o conjunto de iniciativas que o sindicato da minha classe está a organizar. Entre elas um encontro de jornalistas para discutir formas de luta, já no sábado que vem, dia 27 de Outubro, e uma conferência nacional, para dia 24 de Novembro. O texto da convocatória está aí, transcrito:
"1. O agravamento da situação dos jornalistas na generalidade da comunicação social, os resultados positivos que têm sido alcançados na mobilização dos jornalistas, a crescente consciencialização da classe para a necessidade de respostas mais determinadas e organizadas aninam a Direcção do Sindicato dos Jornalistas a prosseguir na preparação de um vasto conjunto de iniciativas.
2. Assim, além da realização, no próximo dia 27 (sábado), de reuniões de jornalistas (sócios e não sócios do SJ) e da dinamização de várias acções junto da classe, a Direcção do SJ decidiu convocar para o dia 24 de Novembro uma grande Conferência Nacional dos Jornalistas.
3. Destinada a colocar em debate a situação do Jornalismo e dos jornalistas e a discutir formas de intervenção nas redacções e na sociedade, bem como a dar suporte mais amplo à própria acção do Sindicato, esta Conferência constituirá também um passo no caminho da concretização do ansiado 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que o SJ se comprometeu a organizar.
4. A Direcção do SJ apela à mobilização de todos os jornalistas em torno do seu Sindicato e à participação nas referidas iniciativas. "
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.