Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Um alegado receio dos investidores estrangeiros no mercado português tem sido repetido nos últimos dias pelo noticiário económico.
Olhando de perto talvez não seja assim. Que investimento estrangeiro houve em Portugal nos últimos anos? Compra de empresas públicas? Mas essas já cá estavam e até davam lucro.
Quando muito o dinheiro entrado com privatizações antecipou ao Estado os rendimentos de alguns anos. Em contra-partida, afastou de vez a possibilidade de aquelas empresas contribuírem positivamente para as receitas públicas.
Onde tem estado investimento que se veja, investimento que tenha trazido dinheiro novo, que criasse realmente postos de trabalho e riqueza, e que não se aproveitasse de rendas que já por cá andavam?
Hoje, a insistência vai para aqueles que receiam investir na dívida nacional. Devem ter acordado agora, mas apostar em dívida é jogatana e casino, tem pouco de investimento.
A preocupação das publicações económicas com agiotas pode ter muitas justificações e até ajuda a queimar a mudança de ciclo governamental e de políticas, mas passa ao lado do investimento estrangeiro que interessa a Portugal.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.